sábado, 20 de março de 2010

20/03/10 - Sáb: 71 km (64 km de rípio) - El Chaltén

Ruta alagada

El Chaltén

Fitz Roy atrás das nuvens

Fitz Roy atrás das nuvens

Fitz Roy atrás das nuvens

Glaciar Huemul

Hostería El Pilar

Lago del Desierto

PC_Lago del Desierto

Ponte de ferro

Vale de Las Vueltas

Rio de las Vueltas_Inicio

Mais um dia intenso. Pela manhã vou até a Estância El Pilar para conhecer o lugar. De lá começa uma trilha que passa na frente do Fitz Roy. Neste ponto (2 horas depois) tenho a opção de subir a morena frontal do glaciar que leva o mesmo nome, e chegar ao mirante do gigante Fitz Roy. Mas hoje ele está escondido atrás de umas nuvens bem cinzas, nada convidativo para subir a morena. Passo reto e vou até o mirante do Rio de Las Vueltas, e de lá para a cidade. Total caminhado: 17,5 km em 5 horas e 40 minutos contando as paradas para lanche e descanso.

Volto para a cidade e faço mais alguns contatos. Tomo um chocolate quente molhando as galetitas no leite e comendo de colher. Nham, nham, nham.

De tarde pego o carro e vou até a Laguna del Desierto. Passando a cidade de Chaltén uma ruta de rípio continua por mais 32 km até chegar nesta enorme laguna verde e comprida. Aqui acaba a estrada, mas você pode pegar um barco até a outra margem do lago e, após um par de horas caminhando, entrar para o Chile. Alguns metros antes do fim da ruta está a trilha que leva ao Glaciar Huemul, um exemplo perfeito de um glaciar que está morrendo. Uma boa subida de 250 metros me leva ao mirante deste moribundo. Mesmo morrendo é uma visita que vale a pena, o lugar todo não é muito grande (comparado com outros glaciares) e a sensação é de intimidade. O glaciar cobre somente um pequeno pedaço de rocha e um pouco mais abaixo há uma linda lagoa verde esmeralda com nada menos do que 100 metros de profundidade. Neste cenário posso observar claramente as impressões deixadas por este que um dia foi bem maior do que é hoje: marcas de erosão na rocha principal e muitas pedras, de todos os tamanhos, que foram empurradas vale abaixo por este glaciar há milhões de anos.

Volto para Chaltén e começo minha arrumação final nas coisas. Daqui pra frente serão 8 dias de estrada direto até o Brasil.

Vou nessa.
Beijos e abraços, PC

Nenhum comentário:

Postar um comentário