quarta-feira, 17 de março de 2010

17/03/10 - Qua: Glaciar Perito Moreno – 208 km (ida e volta passando pelo Lago Roca)

Perito_Moreno_Longe

PC_Perito Moreno

Paredes_60 metros

Canal de Los Témpanos

Detalhes

Glaciar Perito Moreno

Fim de tarde

Indo pro hotel

Dia de visitar o Glaciar Perito Moreno. Uma das mais incríveis manifestações da natureza que eu já vi. De Calafate até o Parque Nacional são 75 km e paga-se $ 75 pesos de entrada. O caminho vai beirando a margem sul do Lago Argentino até chegar na Península Magalhães. Na península o caminho é sinuoso e encantador. A partir de um certo ponto já pode-se ver o Perito Moreno à distância. Aí começamos a ter uma noção de como ele é enorme! Reparem na foto “Perito_Moreno_Longe”, as paredes que vemos ali variam entre 50 e 60 metros de altura, o equivalente a um prédio de 20 andares. E ainda há outros maiores como o Viedma e o Upsala.
Apesar de não ser o maior glaciar da região, o Perito Moreno possui uma característica única. É um dos últimos glaciares do mundo que ainda não está retrocedendo, pelo contrário, ele avança alguns metros por ano. Este avanço, contudo, é barrado pela Península Magalhães, um obstáculo natural ao avanço do glaciar. O que acontece quando o Perito Moreno encosta na península é interromper o fluxo de água no Canal de Los Témpanos, que corre bem na frente do glaciar levando a água do Braço Rico ao Lago Argentino. Quando isso acontece, o nível do Braço Rico começa a subir. A força da água é tamanha que começa a cavar um túnel sob a ponta do glaciar que está encostada na península. Este túnel vai ficando cada vez maior, formando uma ponte de gelo, que une a grande massa do glaciar à pequena porção que encostou na península. Esta ponte de gelo vai aos poucos ficando cada vez mais fina, enormes placas vão se soltando da parte debaixo da ponte e caindo no canal. Até que, num espetáculo de gelo, água e um estrondo assustador, toda a estrutura entra em colapso e a ponte se desmancha canal abaixo. A última vez que isto aconteceu foi em 2008. Atualmente o glaciar está avançando novamente para encostar-se à península mais uma vez e aí o ciclo se repete. Até quando? Não sabemos. Mas é de arrepiar pensar que há 10 mil anos os glaciares terminavam a mais 200 km de onde eles terminam hoje em dia.
Passear nas passarelas em frente ao Perito Moreno é uma terapia. Pode-se ficar horas a fio olhando a enorme parede de gelo que em alguns pontos chega a ter 60 metros de altura em relação à água, e mais de 100 metros para dentro da água! Os detalhes da parede de gelo são lindos. Dependendo da posição do sol, diferentes tons de azul vão se mostrando ao público. De vez em quando ouve-se um estrondo e pequenas placas de gelo caindo na água. Simplesmente maravilhoso!
Infelizmente tenho que deixar o glaciar para trás, ainda me resta um hotel e um restaurante de campo para conhecer. Na volta passo pelo Lago Roca, que é bonito sim, mas não tanto quanto me falaram.
Volto pra cidade acompanhado de um belo sol poente.
Valeu,
PC

Nenhum comentário:

Postar um comentário