sexta-feira, 5 de março de 2010

05/03/10 - Sex: 207 km (186 km de rípio) - Puerto Natales > Torres del Paine

Torres del Paine Map - W

Lago Sarmiento

Laguna Azul

Maciço Paine Encoberto

Dia caótico. Sabe aqueles dias em que tudo dá errado? Foi este. Saí de Natales e peguei um caminho errado, de rípio, sendo que havia um de asfalto onde eu deveria parar em algumas estâncias para conhecê-las. Quando me dei conta já era tarde e aí o melhor foi continuar onde eu estava mesmo, comendo poeira. Depois eu perdi a entrada do Parque Torres del Paine e fui parar na Estância Cerro Guido. De lá se tem uma vista privilegiada das Torres, mas o maciço inteiro estava encoberto, não vi quase nada. Voltei quase 15 km para pegar o caminho correto. Fiz um desvio para conhecer a Laguna Azul, um maravilhoso lago azul turquesa com patos, flamingos, quero-quero e outras aves. Ao deixar a Laguna Azul comecei a ficar totalmente enjoado, acho que o lanche do almoço não me caiu bem, junto com o chacoalho da estrada de rípio e infinitas curvas. Nessa hora tive que manter muito o foco e segui cambaleando para o camping Las Torres chegando quase ao escurecer. Armei a barraca sem ver direito o lugar, esquentei minha comida pronta e fui dormir. Bom, tentei dormir pois o terreno estava tão inclinado que o sangue subia para a cabeça e o sleeping bag escorregava no colchonete. A barraca de montanha tem um formato em trapézio que não me deixava inverter a posição. A barriga começou a reclamar outra vez e os enjôos voltaram. E agora? Vou iniciar uma caminhada de 4 dias e não posso passar a noite em claro. Deixei a barraca e fui para o refúgio las Torres, estava fechado. Não tive outra escolha senão ir para o Hotel Las Torres. Lá me deram remédio, comida, um quarto com cama, travesseiro e aquecimento. Foi o que me salvou. O preço deixa pra lá. O importante era estar bem descansado para iniciar o W no dia seguinte.

O Parque Nacional Torres del Paine é famoso pelos mais de 200 km de trilhas entre vales, lagos, rios, glaciares e montanhas. A caminhada mais conhecida é o W: uma trilha que percorre os três principais vales do Maciço Paine, de forma que ao traçar o caminho percorrido pelos vales se assemelha à letra W (doble V, como dizem os Chilenos). Da esquerda para a direita os três vales do W são: Vale do Glaciar Grey, Vale do Francês e Vale do Rio Ascencio, este último que leva à base das três torres que dão nome ao parque: Torre Norte, Central e Sul: juntas formam as Torres del Paine. Nos próximos 4 dias vou fazer esta caminhada pelo circuito W, sendo um vale por dia, e no último apenas fecho o circuito.
PC

Nenhum comentário:

Postar um comentário