domingo, 21 de fevereiro de 2010

21/02/10 - Dom: 61 km - 1º dia de passeios em Ushuaia

Ushuaia

Bahia Lapataia

Bahia Lapataia


Cabana no bosque de lenga

Café da manhã na cabana

Castoreira

Castoreira

Coelho

Eco - Rio Pipo

Fim do mundo

Lago Roca

Ma esquentando pão

Ma - Casa de Chá

PC - Casa de Chá

PC e Ma - Laguna Verde

PC e Ma -Lapataia
PC Rio Pipo

Rio Lapataia

Ushuaia - Estamos hospedados no meio de um bosque de lengas. Nossa romântica cabana de madeira é um duplex com sala de estar, mesa para refeições, cozinha, aquecedor, banheiro e no andar de cima a cama com um pequeno closet e um balcão que dá para o andar de baixo. No teto o revestimento de madeira acompanha a forma do telhado. Perfeito!

Acordamos sem pressa. Tomamos café da manhã na própria cabana, tudo é deixado pelo pessoal da limpeza no dia anterior, e saímos para conhecer a cidade. Faz frio mas nem tanto, 10ºC. Céu com muitas nuvens e às vezes o sol aparece, típico de Ushuaia.

Vamos direto para a Av. San Martín, a principal de Ushuaia com diversas lojas e restaurantes. No centro de informações turísticas pegamos os horários de funcionamento dos museus, parques, passeios de barco etc.

Decidimos conhecer neste primeiro dia o Parque Nacional Terra do Fogo. Para chegar ao parque temos que atravessar a cidade e pegar novamente a Ruta 3 que continua por mais 20 km de terra até a Bahia Lapataia. Neste ponto finalmente termina a Ruta 3, a exatos 3.079 km de Buenos Aires. Fizemos pequenas caminhadas neste lugar maravilhoso, vimos lagos, rios, montanhas com neve, muitas aves e coelhos. É lindo.

No caminho de volta paramos para conhecer uma castoreira, que é uma espécie de represa feita com galhos de árvores construída pelos castores. Esses animais são engenheiros de primeira categoria, derrubam diversas árvores e constroem diques para abrigar seus ninhos, fazendo com que o rio tenha altos desníveis que podem chegar a mais de um metro. Na verdade os castores são uma praga na região, devastam preciosos bosques às margens dos riachos. Introduzidos na Terra do Fogo em 1946 com o objetivo de extrair suas peles (o que nunca de fato aconteceu), os castores passaram a se reproduzir livremente, sem predadores naturais, totalmente adaptados ao ecossistema fueguino. Hoje os castores ocupam quase todo o território e sua população é controlada pelos biólogos do parque.

Voltamos à cidade e subimos até a base do Glaciar Martial para tomar o teleférico e fazer um trekking até o início do gelo. Mas o teleférico fecha cedo e não teríamos tempo de voltar. O jeito é entrar na casa de chá La Cabaña, que fica ao lado do teleférico. Eu peço um chá de Peach Rose e um alfajor de doce de leite com chocolate. A Marina um chocolate quente e cookies de aveia com gotas de chocolate. Muy preciosos! Gostamos tanto deste lugar que voltamos à noite para comer o fondue de queijo com pães e legumes e vinho tinto argentino. Nham, nham, nham.

Beijos e abraços,
PC e Marina

Nenhum comentário:

Postar um comentário