sábado, 20 de fevereiro de 2010

20/02/10 - Sab: 420 km (127 km de rípio) - Cerro Sombrero > Ushuaia

Lago Escondido

Ripio - Terra do Fogo

Estancias - Terra do Fogo

Chegando em Ushuaia

La Union

Lago Fagnano

Lago Fagnano

Finalmente um dia com mais céu azul do que cinza. Saímos de Cerro Sombrero e já voltamos a rodar no rípio. O recepcionista do hotel nos indica uma rota alternativa à internacional, com menos tráfego de caminhões, o que é sempre bom evitar no rípio. A dica parece boa e vamos bem. No caminho passamos por diversas estâncias patagônicas, as primeiras propriedades da Terra do Fogo. Elas se estabeleceram aqui há cerca de 100 anos numa época de criação de ovinos e bovinos para produção de carne, lã e leite.

Hora ou outra somos ultrapassados por algum argentino maluco que não tem amor ao carro (e ao bolso). Após 127 km de rípio chegamos à fronteira com a Argentina. Filas, espera, burocracia, tudo de novo. Agora estamos perto.

Na medida em que vamos descendo pela ilha da Terra do Fogo grandes árvores e florestas voltam a aparecer no cenário. Um colírio para os olhos de quem só vê semi-árido há mais de 2.000 km. Aos poucos os últimos picos da Cordilheira dos Andes vão aparecendo e o cenário fica mais dramático! Grandes montanhas com os cumes cobertos por neve, florestas e grandes lagos. Entramos na pequena cidade de Tolhuin para almoçar na famosa padaria La Unión. Não sei porque, mas esta padaria atrai muitos famosos da Argentina que tiram fotos no local, colocam-nas em quadros e espalham por toda a padaria. Comemos ótimas empanadas e as melhores galetitas de toda a viagem até agora!

Saímos da padaria e descemos 500 metros na rua para dar de cara com o Lago Fagnano, um enorme lago com 100 km de largura que termina lá depois da fronteira com o Chile. Daqui não dá para ver o fim dele. Paramos o carro na praia de pedras, colocamos uma toalha e ficamos ali, deitados na beira do lago, escutando o barulho das ondas. Quase não ventava e o sol que fazia era suficiente para nos aquecer sem esquentar demais. Ficamos de bobeira, jogando pedras no lago, conversando e curtindo alguns momentos daqueles que nunca se apagam da memória.

Um pouco mais adiante e a estrada passa por uma pequena serra, pois devemos atravessar uma cadeia de montanhas para chegar à cidade de Ushuaia que fica entre esta cadeia e o Canal Beagle. A paisagem é deslumbrante, mas vamos ficar devendo as fotos pois a câmera está com um defeito.

Sábado, 20/02/10, 19h. Após 6.322 km, 582 litros de gasolina, 13 dias de viagem e 814 fotos: chegamos em Ushuaia! Estamos na latitude sul 54 º5. Abaixo de nós apenas alguns gatos pingados na Ilha Navarino e as bases de exploração na Antártica que fica a apenas 1.000 km daqui.

Vamos comemorar com o vinho que compramos em Puerto Deseado!

Beijos e abraços,

PC e Marina

Um comentário: