sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

19/02/10 - Sex: 897 km - Puerto Deseado > Cerro Sombrero

Balsa Estreito Magalhães

Bem Vindo - Chile

Flamingos
Ma -Ruta 3 - Florida

PC -Estreito Magalhães

Rio Santa Cruz
Ruta 3 -Patagonia

Ruta 3 - Patagonia

Dia longo de muita estrada e poucos atrativos. Voltamos à Ruta 3 e descemos muitos graus de latitude. Uma rápida parada em Puerto San Julián para abastecimento do carro, dos tripulantes, e toca pro sul novamente. Nosso objetivo hoje é chegar à Terra do Fogo. Aqui vai um comentário sobre os frentistas aqui da Argentina. Os caras não fazem a menor questão de atender bem, são descuidados (sempre deixam pingar gasolina na lataria do carro) e por duas vezes tentaram me engabelar no troco me dando 10 pesos a menos. Se você pede pra limpar a gasolina pingada eles te olham como se os pingos fossem a coisa mais normal do mundo e você um turista fresco. A gasolina é nota 10, bom rendimento e qualidade, os frentistas nota zero.

Alguns quilômetros depois de San Julián passamos pela cidade Comandante Luis Piedra Buena. Neste ponto temos uma visão privilegiada do Rio Santa Cruz cruzando a cidade num tom de verde impressionante. Este rio tem a importante tarefa de trazer toda a água do Lago Argentino, que fica no extremo oeste do país perto da Cordilheira dos Andes e às margens da cidade de El Calafate, para o Oceano Atlântico. O Lago Argentino recebe água do degelo de 13 glaciares e isso confere ao lago e consequentemente ao Rio Santa Cruz um tom de verde difícil de descrever e de mostrar por fotos. Ao lado do rio alguns flamingos, tão rosas que parecem ter sido pintados à mão. E foram mesmo, pelas mãos de Deus.

Uma parada em Rio Gallegos para abastecimento e vamos embora. Já estamos quase na fronteira com o Chile. Agora vem uma parte bem chata viagem. Os argentinos não conseguem circular por vias terrestres continuamente pelo seu próprio território. Somos obrigados a entrar em território Chileno, fazer aduana, polícia federal, inspeção do carro, preencher uns 8 formulários (a cada guichê aparece um formulário novo ao invés de solicitarem todos de uma vez). Gastamos uma hora nesse trâmite todo, isso porque a fila estava pequena. Ao entrar no Chile um dos guardas que revista o carro (de qualquer jeito por sinal) foi super atencioso e nos deu algumas dicas sobre o caminho.

Mais 53 km e chegamos ao Estreito de Magalhães. Que vento! Que frio! Neste ponto de travessia chamado Primeira Angostura o estreito é bem fechado e a travessia dura de 20 a 40 minutos de acordo com o vento, a correnteza, a ondulação da água e a maré. Demos sorte segundo o operador da empresa que faz a travessia, é um dia calmo. Imagino como seja um dia agitado... Na travessia vemos mais toninhas de commerson!

Estamos na Terra do Fogo! É emocionante. A última porção de terra a ser habitada do planeta, há apenas 7.000 anos. As tribos que viviam aqui atravessaram por onde hoje é o estreito, na época o nível dos mares era mais baixo e podia-se atravessar a pé, depois ficaram praticamente isoladas dos outros povos do continente. Por qui viviam 4 tribos: Selk`nam, Haush, Yamanás e Alacalufes. Destaque para os Selk`nam que eram em maior número, mais agressivos e ótimos caçadores; e para os Yamanás, nômades que habitavam a parte sul da ilha grande e demais ilhas do Canal Beagle, eram pescadores e não usavam roupas! Protegiam-se do frio passando óleo de leão marinho no corpo.

Descemos por 40 km para enfim chegar à pequena vila de Cerro Sombrero, no Chile. Acho que é a única vila que oferece um hotel descente num raio de 250 km. Jantamos um merecido bife de lomo e sopa de aspargos. Espetacular!

Estamos a apenas 420 km de Ushuaia. Tá quase!

Bjs,
PC e Marina

Nenhum comentário:

Postar um comentário